segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A toalha bordada

Ela gostou de mim, sem ao menos eu ter tido tempo de dizer por sobre que beleza o meu coração repousava até então. Era apressado os nossos desejos e rápida foi a paixão que nos envolve agora em uma bruma de saudade.
Meu quarto guarda em cada canto o cheiro de seu corpo, e minha memória a guarda por inteiro. Lembro-me da nossa noite de entrega. Ao terminar, sorrindo, ela enxugou seus cabelos com o lençou molhado de nosso suor. Eu, diligente e descuidado a um só tempo, ofereci-lhe para que enxugasse o cabelo uma toalha enxuta com o nome meu e da mulher que havia me presenteado o tecido piegas.
Como foi para mim doloroso vê-la espantada e chorosa a olhar fixamente aquele pedaço de tecido bordado, e aos soluços baixar a cabeça e enchugar não os cabelos revoltos, mas as lágrimas que lhe desciam dos olhos doloridos. Foi denunciado, assim, o inicio do fim daquela rápida paixão, que hoje se demora em nostálgicas lembranças.

2 comentários:

Anônimo disse...

homem e amulher. o momento.
um texto interessante porque primeiro se completa e por que tambem exprime alem da situação aparente dos personagens seus traçõs tyraçados em posições assumidops por ele.
quem a mulher que chora?
e no choro a mulher sofre ou fdaz sofrer o outro.
afinal que é esse outro eu mulher.
http://www.ronaldobragas.blogspot.com.

Anônimo disse...

Critica ao texto CorruPTos

O texto CorruPTos, escrito por Ronaldo Braga e publicado no seu blog, é antes de mais nada um texto que se não diz mentiras, também não diz verdades, antes escamoteia a verdade, tornando sublime a própria corrupção, fazendo dela um artifício do pt.
Ele afirma ser o pt um partido corrupto, mas esquece fundamentalmente do próprio processo da política e da despolitica. O partido político não pode fazer política, só pode fazer despolitica,uma vez que política é re-dividir o mundo já dividido e o único mundo que o partido divide é o mundo dos cargos e das influencias, restando para os partidos o impedir que a politica aconteça, realizando pois a despolitica.
Mas vamos do inicio, primeiro o partido está inserido na realidade da representação, e ela a representação é uma falácia, é um discurso excludente com ares e aparência acolhedora, O representado é o único que não pode interferir nos negócios dos seus representantes e quando isso acontece a policia é chamada pra fazer ver aos representados o seu lugar na história: o papel de bobo. É a representação um processo de anulação da sociedade nos rumos de sua vida, portanto sem forçar a barra podemos chamar a representação de um tipo de fascismo que recebe o nome pomposo de democracia representativa.
Nenhuma pessoa representa outra, se uma pessoa afirma lhe representar você está diante de um corrupto, e então podemos verificar que nem somente o pt é corrupto, a existência de um partido político no mundo da representação é sim a verdadeira corrupção.
O texto do ronaldo vai tratar a corrupção, como o ato de roubar como o caso de petistas roubando o dinheiro publico.Tal fato se não é mentira, pois petistas roubaram e roubam o dinheiro publico, também não é verdade, por que inocenta aqueles que diretamente não pegaram o dinheiro no cofre, ou ainda não foram denunciados, mais é beneficiado pelo sistema corrupto da representação, não há inocentes na governabilidade, governar é manter o povo dominado, governar é mentir, porque não há outra maneira de governar em um sistema de representação, que não seja pela propina, a corrupção é o lugar do consenso, em qualquer sistema de domínio seja capitalista ou comunista, é só ali na corrupção, que o partido no poder, pode se manter no poder e empregar os companheiros em ministérios e outros cargos.
A questão do povo entra somente no discurso da governabilidade e quando existir dificuldades temos a policia e a mídia como papel fundamental na conservação e divulgação dos discursos que servem como nevoa encobrindo a realidade.
Podemos notar, portanto, que a corrupção é a própria existência de qualquer partido e que uma realidade corrupta reproduz a corrupção, também há o inegável fato que o sistema capitalista existe para acumular capital para os capitalistas e que para o povo quando for possível migalhas e toda vez que um governante de um sistema capitalista doar migalhas para o povo, pode ter certeza que aumentou e muito a passagem do dinheiro publico para os grupos que dominam este sistema. É a lei do neo-liberalismo, para os excluídos a boa vontade dos ricos e dos governos: bolsa( familias e etc), para os capitalistas todo o dinheiro acumulado com o imposto que é um verdadeiro roubo. O imposto sim é o pior e mais descarado roubo.
Bom, outra corrupção é a promessa das mudanças sociais, e essa é a principal corrupção do pt, por que o que muda é a realidade daqueles que transitam dentro e no entorno do todo poderoso governo: O partido eleito e seus aliados.
Para o povo eles criam um discurso: “fazemos o possível para melhorar a vida da população”, mas enquanto para eles, eles fazem o impossível para se manterem nos (seus) cargos, o texto do sr. Ronaldo não enxergou esta triste realidade da representação. Essa corrupção,(o discurso da mudança) é típica da esquerda, que vende a revolução e mais que isso cada grupelho de esquerda se acha o dono da revolução certa e o povo que não aceita é, quando a esquerda não está no poder, um alienado, mas quando a esquerda vai para o poder, um inimigo que deve ser preso ou eliminado.
É só ver a história da Rússia, de Cuba, da china e de outros que se autodenominaram de revolucionários e nesses paraizos do trabalhadores quem expressou seus pensamentos, foi logo taxado de contra-revolucionário e morto.
Li também a critica ao texto do sr. Ronaldo, escrita pelo senhor Fernando Neftalli Garcia, e o achei falacioso, uma vez que não criticava as falhas cientificas do texto do ronaldo, não desnudava a politica e muito menos a despolitica, mas veio com um argumento fascista, o de que denunciar é um ato de dor de cotovelo ou por que não foi aceito no banquete com o dinheiro publico, imagine, o sr Fernando Neftalli Garcia reduz a denuncia a grupos ou pessoas que estão fora do come-come, daí para mandar fuzilar os insatisfeitos vai depender somente do poder deste homem, que tem uma idéia anacrônica como essa, na verdade apesar de escrever palavras pretensamente conceitos, o texto de Fernando é pobre em debate mais rico em escamotear, disfarçar e mais ainda em esconder verdades que para ele ficou difícil de expressar.
Quanto o que fazer diante da vida uma vez que a direita não presta e a esquerda presta muito menos, fica a certeza que o capitalismo precisa de minha semi-liberdade enquanto que a esquerda precisa de minha escravidão. Cada um que escolha.
O capitalismo não resiste com muita opressão às claras, as ditadura são mantidas quando necessárias para calar o povo, depois a pseudo-liberdade é imposta para que os negócios possam crescerem. Com balas pra todo lado não tem lucro.
Enquanto que a esquerda não fica dez minutos no poder se abrir mão da escravidão, principalmente a intelectual, a esquerda precisa da coisificação do individuo, tratando-o como massa ou como cachorro, distribuindo rações de comida e de informação.
Fica aqui a minha contribuição para aqueles que desejam o debate e mais que isso para aqueles que não aceitam a opressão tenha o nome que ela tiver.


Rosan Agras Brantan De La Torre

obs rosan é ronaldo braga